segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bolachas Rústicas de Chocolate




Como sabem eu costumo fazer bolachas de vez em quando, até já apresentei algumas receitas aqui. Desta vez resolvi experimentar uma receita que encontrei no livro "A Arte das Bolachas" do Círculo de Leitores, livro esse que ganhei num passatempo :)

A receita original chama-se Bolachas de Chocolate e Manteiga, mas como não usei a manteiga toda que eles disseram decidir dar outro nome à receita. Para quem tiver o livro poderá ver a receita na página 83.

Esta também foi a primeira vez que utilizei açúcar amarelo numa receita e gostei do resultado, apesar de não saber como estas bolachas ficariam com o açúcar branco, pois esta foi a minha estreia.

A receita é muito simples e eu tentei torná-la um pouco mais saudável diminuindo algumas quantidades que me pareceram um pouco exageradas. Como habitualmente faço quando experimento uma receita nova e não a sigo "à risca" vou deixar entre ( ) a informação das quantidades aconselhadas no livro.

Receita
Ingredientes

  • 390 g de Farinha
  • 1 1/44 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal fino (1/2 colher de chá de sal)
  • 125 gr de chocolate amargo/chocolate de culinária
  • 40-50 gr de margarina (125 gr de manteiga sem sal)
  • 350 gr de Açúcar amarelo (440 gr de açúcar amarelo)
  • 2 ovos
  • 1 colher de café de essência de baunilha (1 colher de sopa de essência de baunilha + 1 vagem para retirar as sementes)
  • Açúcar em pó q.b. (60 gr de Açúcar em pó)
  1. Derreter a margarina em banho-maria e quando estiver líquida juntar o chocolate para que ele também derreta. Deve mexer para que o chocolate não queime. No fim de derretido deve reservar para que arrefeça um pouco;
  2. Numa taça bater os ovos com o açúcar amarelo e com a essência de baunilha até obter um creme fofo;
  3. Depois adicionar o chocolate derretido e bater bem;
  4. Por fim juntar a farinha previamente misturada com o sal e com o fermento em pó. No início desta etapa poderá ainda utilizar a colher de pau para misturar tudo, mas à medida que se vai juntando farinha deve-se começar a amassar com as mãos até formar uma bola.
  5. Repousar um pode. Eles aconselham colocar no frigorífico pelo menos 30 minutos. Mas eu não concordo, só coloquei 10 minutos e a massa já estava a começar a secar. Por isso deixem à temperatura ambiente ou coloquem o menos tempo possível no frio.
  6. Depois é amassar e fazer as bolachas da forma que mais gostarem, depois antes de colocarem no tabuleiro passem pelo açúcar em pó para obter o efeito que podem ver nas bolachas (parece que tem gretas!);
  7. Deve ir ao forno a 150 ºC cerca de 15 minutos.
  8. A quantidade de bolachas dependerá do tamanho das mesmas e da espessura. Na receita eles dizem que dá para aproximadamente 45. No meu caso deu para uma caixa bem cheia!!
Conselho: A quem não gostar de coisas doces eu aconselho ainda a diminuir a quantidade de açúcar amarelo, porque o açúcar em pó ainda vai acrescentar mais doce. Para a próxima farei isso.

Espero que gostem! Que vos parece??

7 comentários:

  1. Gosto e muito!!! Adoro o aspecto craquelado com que ficam este tipo de bolachinhas!! Sao optimas para acompanhar um cha ou um copinho de leite!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei muito do efeito, nunca tinha experimentado e acho que dá um ar tosco muito apetitoso!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ficaram lindas são mesmo o meu género.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Parecem umas broas em ponto pequeno! :)

    Adorei!*

    ResponderEliminar
  4. Devem ficar bem deliciosas :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso... Adoro bolachas, quem nao gosta?.? Ainda mais de chocolate... Que delicia...

    ResponderEliminar