sexta-feira, 6 de julho de 2012

Portuguese custard tarts


No início desta semana, enquanto fazia zapping pela TV vi que estava a dar na Sic Mulher o programa Em 30 Minutos com Jamie Oliver e ele estava a terminar uma receita de pastéis com óptimo aspecto. Como não vi tudo fui pesquisar e cá está a receita (podem ver os vídeos aqui parte 1 e parte 2). 
O Jamie chama-lhe Portuguese custard tarts, penso que o objectivo dele com esta receita será recriar os pastéis de nata.
Os pastéis ficam com sabor agradável, mas confesso que gosto mais da minha tarte de pastel de nata.
Quanto ao caramelo que é suposto colocar em cima... tentei! Mas não ficou bem caramelizado, porque coloquei demasiado sumo de laranja (ficou geleia de laranja!).
Vamos lá à receita!

Receita

Ingredientes:

* 1 embalagem de massa quebrada ou folhada (usei quebrada porque era a que tinha)
* Canela q.b.

Para o creme:
* 1 ovo * 2 colheres de sopa de açúcar
* essência de baunilha (uma colher de café)
* 200 ml de natas (equivale a uma embalagem)
raspa de meio limão ou de laranja

Para o caramelo
* 4 colheres de açúcar
* 1 Laranja (sumo)

1.Para preparar a massa, deve começar por a estender e depois polvilhar com canela, de seguida enrola a massa; depois corta a massa em pedaço (normalmente dá cerca de 6 a 8 pedaços);

2.Depois é forrar as formas previamente pinceladas com um pouco de manteiga (aconselho a ver o vídeo para ver como ele forra as formar porque há um truque!) e levar ao forno (180º) cerca de 10 minutos; 

3.Para o creme, basta juntar todos os ingredientes e bater bem; 

4.Retirar as formas do forno e verter o preparado do creme; levar novamente ao forno por 15 minutos; 

5.Para o caramelo, colocar um tacho ao lume e só depois de estar quente juntar o açúcar; Depois juntar o sumo da laranja (se a laranja for grande sumo de 1/2 laranja deve ser suficiente) e deixar caramelizar. 

6.Por último é só desenformar os pastéis e deitar o caramelo por cima dos mesmos; Deixar arrefecer bem, porque o caramelo é um pouco perigoso, e depois é só servir!

À parte disto fiz outra coisa. Sobrou-me um pouco do preparado do creme então coloquei-o ao lume e deixei estar até engrossar (sempre a mexer para não agarrar) e depois coloquei numa taças e cobri com o caramelo e também ficou óptimo!






2 comentários:

  1. Eu vi o programa todo e fiquei super curiosa com estes pasteis! mas ele não usou natas... os teus ficaram bem bonitos! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele usou Crème Fraiche, não é o mesmo que natas?

      Tenho a ideia que sim, mas se calhar estou enganada!

      Eliminar